dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Pastagem        
Manejo correto de pastagem para boa produtividade
Recuperação e rotação adequada do pasto podem quebrar ciclo de carrapato na Integração Lavoura-Pecuária, além de diminuir custo do produtor
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
10/06/2011

A sustentabilidade do campo brasileiro é uma necessidade e cada vez mais as técnicas sustentáveis são difundidas e adotadas pelos produtores. Uma das práticas que vem sendo adotada por muitos produtores e que é responsável por reduzir os impactos ambientais e aumentar a produtividade é a Integração Lavoura-Pecuária (ILP). O sistema exige alguns cuidados como o manejo do pasto, o que inclui a recuperação e a rotação adequadas. Esse é um dos temas do Fórum Contexto Ambiental & Agronegócio, organizado pelo Portal Dia de Campo, que acontece no dia 30 de junho, em Uberlândia, Minas Gerais. Segundo Ake Van Der Vinne, produtor rural em Maracaju (MS) e um dos pioneiros no sistema ILP, a recuperação de pastagens deve ser feita através do manejo correto de pastagem, o que inclui a boa adubação e a observação do pasto.

— Para manejar o gado corretamente é preciso fazer o pastejo rotacionado e nunca deixar o pasto abaixar demais, ou seja, retirar o gado com uma altura certa e colocá-lo novamente com essa altura. Deve-se também fazer uso de árvores — afirma o produtor.

Ele diz que, para realizar a rotação corretamente, é necessário ter, no mínimo, de três a quatro piquetes. Os piquetes são áreas específicas dentro do pasto determinadas pelo produtor para que o gado só se alimente naquela área. Com isso, o pasto descansa de 21 a 30 dias (dependendo da gramínea utilizada) e o produtor consegue ainda quebrar o ciclo do carrapato. Quando o animal tiver esgotado aquela área ele é conduzido para outro piquete. Depois, o pasto se recupera e volta a crescer, chegando ao seu tamanho ideal.

— Os tipos de pasto mais indicados são o aruana e o áries, pois são pastagens de alta produção e fáceis de manejar. A grande vantagem deles é o tempo uniforme de cura. Outro pasto indicado é panicum, pois tem boa qualidade e fertilidade. Já o capim tanzânia e mombaço são bons, mas entosseiram muito — orienta Van Der Vinne.

Ele explica também que a recuperação e a rotação de pastagem podem melhorar a produtividade. Segundo ele, se o produtor tem uma pastagem mal manejada e sem cobertura, a terra acaba ficando mais dura. Nesse caso, o produtor deve retirar a cobertura para fazer a dessecação e iniciar a lavoura.

— É importante o produtor saber também quanto gado cabe na área dele. Na integração, é comum ter pastagem de alta produção porque essa pastagem é recuperada através de lavoura, podendo caber então até seis cabeças por hectare. Mas é importante que o produtor coloque apenas a quantidade de cabeças certa para cada hectare. Do contrário, ele não obterá lucro, já que o gado não ganhará peso e o meio ambiente será agredido — explica.

O produtor afirma ainda que o custo de uma boa rotação e recuperação fica alto para o produtor se ele praticar apenas a pecuária. No sistema Integração Lavoura-Pecuária, de acordo com ele, o produtor recupera sua pastagem através de lavoura. Portanto, a lavoura paga a maior parte do custo.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o link http://www.diadecampo.com.br/forumsustentabilidade/.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada